Esse chá é pra que?

#Tumblr

Existem aquelas pessoas que são fanáticas por chá, não eu não sou uma delas, mas gosto de tomar uma xícara de vez enquanto, ou caneca que é o que eu uso. 

DE ONDE SURGIU O HÁBITO DE TOMAR CHÁ? 

De acordo com uma lenda chinesa, o hábito de tomar chá surgiu há quase 5 mil anos, quando o imperador Shen Nung, um estudioso das ervas medicinais, estava cozinhando em seu jardim e algumas folhas de uma árvore selvagem de chá caíram na panela de água fervendo. 
Shen Nung decidiu experimentar a infusão e achou-a saborosa e revitalizante. A partir daí, o chá teria começado a ser consumido em larga escala pelos chineses.
Mas as primeiras referências comprovadas à beberagem datam do século 3 a.C., quando o chá era consumindo na China principalmente para fins medicinais.
Na época ainda não havia plantações da erva, que era colhida de árvores nativas. Os primeiros registros de métodos de plantação e processamento da folha na China remontam ao ano 350 da era cristã, mas foi apenas no século 17 que a bebida popularizou-se na Europa. 
Primeiro foi trazida da China pelos holandeses e, depois, pelos ingleses. No século 15, os japoneses desenvolveram a Cerimônia do C. Trata-se de um ritual sagrado criado sob influência do budismo zen. 
Nos mosteiros, os monges tomavam chá para manter-se despertos e em estado meditativo. Hoje, o chá é uma das bebidas mais consumida no planeta e os países produtores montaram uma entidade, o Conselho do Chá, para promover a erva ao redor do mundo. 
Fonte [link]
<3 | via Tumblr


CAMOMILA: É uma das mais conhecidas, mas também não é para menos. A camomila alivia dores de cabeça e tem efeito calmante. Já foi comprovado em estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que a camomila é um dos aliados naturais contra a TPM. O estudo, que analisou 1.053 brasileiras, revelou que a erva e o chá de maracujá são indicados para aliviar crises nervosas e sintomas de ansiedade. Além disso, a camomila também ajuda a combater a olheira. Faça o teste: compressas de chá frio de camomila por dez minutos.

PS.: Meu favorito 

ALECRIM: Dentre os benefícios, o alecrim tem propriedade que combatem a anemia, gripe ou dores por contusões.  Outro exemplo é o efeito anticáries que o alecrim do campo apresentou em estudos realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Segundo o estudo realizado na mesma faculdade, mas pela nutricionista Ana Mara de Oliveira e Silva, o alecrim tem propriedades antioxidantes, quando usado em poucas quantidades.

CHÁ PRETO ou CHÁ VERMELHO:  É um tipo de bebida corriqueira do mundo ocidental. A bebida e é feita a partir da erva Camellia Sinensis, originária do chá verde. A diferença entre o chá verde e o chá preto é que o segundo passa por um processo de torrefação e assim, ganha um sabor diferente. O chá é ideal como anti-inflamatório, ajuda em processos intestinais e tem propriedades adstringentes.

Ps.: Eu não gosto, nenhum um pouco desse chá 

CHÁ VERDE: Existem muitas teorias sobre o chá verde (são muitas mesmo!). Conhecido também como banchá, ou green tea, a bebida ganhou forças pelas propriedades terapêuticasantioxidantes - capazes de retardar o aparecimento de rugas -, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB (responsáveis pela vermelhidão da pele e queimaduras) e previne inflamações. Fora isso, estudo realizado no Reino Unido (2011) mostrou que a bebida protege o cérebro de Alzheimer e o corpo do câncer.

ERVA-CIDREIRA: chá é feito a partir da planta Melissa Officinalis e é utilizada como remédio caseiro para mais de 20 males. Dentre eles, o chá é indicado para amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Como tem propriedades calmantes, a erva é indicada para acalmar os ânimos também.

ERVA-MATE: A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comprovou por meio de estudos que a erva-mate combate o colesterol ruim em até 12%. Outro estudo realizado nos Estados Unidos (2007) aponta que a erva utilizada para fazer o chimarrão no Sul do Brasil, ou o tererê (versão fria do chimarrão) no Sul da Argentina é capaz inibir o envelhecimento precoce.

BOLDO: Derivado da planta originária do Chile, o chá de boldo é conhecido por melhorar problemas de estômago, como cólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de estimular o processo digestivo. O indicado é consumir uma xícara de chá pela noite, mas com moderação, porque o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.

fonte [link]


Existe ainda uma variação enorme de chás, mas esse são os principais e mais falado, para se acostumar a tomar, uma xícara por semana ajuda, comece com o da camomila que é bem docinho e assim vai ainda, quando você ver ja pegou o costume! 

Alguém ai gosta? Possui alguma favorito? 

Tumblr_lu6esvlc2b1qme0u5o1_500_large 

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. To tomando chá agora, acredita?! ahsuahsuah prefiro café, ainda assim amo chá, meus preferidos são de erva-mate, hortelã e erva-doce, mas sempre gosto de experimentar novos sabores! Eu já tinha ouvido falar dessa lenda, curioso isso né? Gostei do post, super original ^^
    Um beijo.

    http://diferente-mentee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro um café forte ao invés de chá, mas confesso que um chá de erva cidreira numa tarde fria é realmente algo perfeito! Só não gosto de chá preto...chá verde e boldo. Minha mãe me obrigava a tomar chá com gengibre, acho que isso me fez pegar um pouco de trauma de chá e gengibre hahaha, de qualquer forma acho que o único que gosto mesmo é de cidreira <3

    Beijos,
    Radioativa Fluffy

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de chá, mas adorei seu post, ficou bem completo.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que postagem interessante!
    Eu não gosto muito de tomar chá, em especial chá de boldo. Há um tempo atrás na minha casa tinha uma árvore de boldo e minha mãe fazia chá quando eu tava doente, aquilo era tão horrível que eu vomitava ç-ç
    Meu favorito é erva-cidreira ♥ Não é amargo, nojento ou coisa do tipo.

    RAW

    ResponderExcluir
  5. Hmm adoro chás <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir