Doar sangue pode salvar vidas

Get Well Soon

Pode ser um abito de algum doar pelo menos uma vez ao ano sangue, pode ser a vontade de alguém doar sangue mas nunca ter ido atras de como fazer isso, ou apenas nunca passou pela cabeça sobre isso, mas uma coisa é certo todos deveriam ou pelo menos deveriam saber o que é e como fazer isso, já que um dia pode ser você que precise. 
Alguns devem estar se perguntando, ou não, de onde surgiu essa minha ideia de doar sangue ate porque tenho 15 anos e querendo ou não, digamos que não muito do nosso dia-a-dia esse ação, então vou explicar rapidamente como aconteceu, na minha escola existe uma gincana chama gintec, onde é uma gincana entre os técnico e uma dessa provas era doar sangue, acabei pesquisando sobre isso e achei uma ideia muito legal e resolvi trazer pra vocês um pouco sobre isso. 


O que é Doação de sangue? É o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue*. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

*Transfusão de sangue:  É o ato médico de transferir um sangue ou hemocomponentes deste (plasma sanguíneoplaquetashemácias e leucócitos) de um doador para o sistema circulatório de um receptor. Para o sucesso do procedimento, é necessário haver uma compatibilização entre os agentes

Menores de 18 podem doar? De acordo com a legislação brasileira que regulamenta as normas técnicas a serem aplicadas em todos os bancos de sangue do país, o menor de idade poderá doar sangue a partir dos 16 anos, sempre com autorização prévia dos pais ou responsáveis e com o formulário " Autorização para doação de sangue por menor de idade" preenchido. (Faço 16 dia 18/12 e com certeza ano que vem irei doar).  

Requezitos necessários para a doação do sangue: 

  • Ter peso acima de 50kg;
  • Não estar gravida; 
  • Estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço;
  • Ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação;
  • Não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de um ano;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Não ser usuário de drogas;
  • Não ser portador de doenças infectocontagiosas como sífilis, doença de chagas e HIV (I ou II).
Quem NÃO pode doar? 

  • Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 67 anos;
  • Tiver peso inferior a 50 kilos;
  • Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação;
  • Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;
  • Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação;
  • Estiver com febre no dia da doação;
  •  Estiver grávida;
  •  Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.
[+ Informações]

Porque doar? Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.
Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.

Essa são algumas informações básicas, mas caso você tenha se interessado e queira saber mais acesse esse link [www]  é o site da Fundação Pró-Sangue SP, lá você encontra Posição de estoque, tem a calculadora para ver quantos litros você tem que doar, curiosidades entre outros outro link é [www] que é o Hemosc Centro de Hematologia e Hemoterapia de SC!

E vocês o que acham sobre doação de sangue? Apoiam essa causa? Ja doaram ou tem vontade?   

Tumblr_lu6esvlc2b1qme0u5o1_500_large  




Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Uoba, posso doar! heheh o/ Eu adoro fazer tudo o que posso para ajudar quem precisa, mas doar sangue é praticamente uma fobia. Eu SINTO demais isso, parece que drenam minha vida pra fora e fico tão desesperada que começo a chorar. Sério. Preciso superar esse tipo de coisa pra servir pelo menos pra isso ;-;
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho bem sinto isso quando tenho que tirar para algum exame, pensei que fosse a única kkk, mas acho que se drenarem para outra pessoa que precisa ficarei feliz!

      Excluir
  2. Que legal a sua iniciativa de esclarecer um pouco sobre essa questão ju!! acho linda essa ação, muito mesmo!! e eu posso doar hahah embora tenha a mesma fobia de vocês :((

    Beijos sua linda <3
    http://www.garotadabossa.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Muito bacana divulgar isso.
    Eu fui doar uma vez, mas não pude, pois ja tive hepatite :(

    beijoo
    Meninices da vida

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, sempre quis doar sangue, mas não sei se posso doar, ainda estou em tratamento para anemia :(
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Morro de vontade de doar, mas ainda num posso por causa da idade
    Beijos.
    http://teenworld23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. eu já tenho 19 e pelo oq li já posso doar! ainda nao tinha parado pra pensar nisso com seriedade, mas ainda quero doar sangue. :)))
    beijos
    www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu já posso doar, já fui no médico e já ta tudo pronto, mas preciso engordar mais um pouco >< haha
    mt legal seu post, é mt importante divulgar para encorajar outras pessoas :)
    www.spaziodm.com.br

    ResponderExcluir